Sicredi Raízes realiza formação para educadores das Cooperativas Escolares

Sicredi - 12/03/2024 - Institucional Compartilhe no Whatsapp


Nos dias 07 e 08 de março, os professores orientadores do Programa Cooperativas Escolares, desenvolvido pela Sicredi Raízes RS/SC/MG, estiveram reunidos no Centro Empresarial em Três Passos para participar de uma formação do Programa.

 

O Programa acontece em parceria com instituições de ensino que acreditam nos princípios e valores do cooperativismo como proposta educativa. Assim, os estudantes são os protagonistas, atuando como pesquisadores, investigadores e compartilhando conhecimentos com todos.

 

O momento foi conduzido pelos assessores pedagógicos Ana Paula Malavolta, Thelmo Borchhardt e Pablo Silveira. O primeiro dia de formação contou com a participação de representantes de três novas Cooperativas Escolares que serão fundadas em Jaboticaba, Boa Vista das Missões e Braga.

 

Nesta oportunidade, eles puderam conhecer mais sobre a metodologia do programa, conhecida como 'Cooperlândia', um game intercooperativo que consiste no cumprimento de missões que desenvolvem habilidades como liderança, inclusão social, educação financeira e o empreendedorismo.

 

O professor Juliano da Silva, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelarmo Nunes, de Braga, destacou as perspectivas para a participação do educandário no Programa. "Para nós, participar da Cooperativa Escolar é um sonho antigo que agora tornou-se realidade. Estamos empolgados e os alunos estão ansiosos para o início".

 

Na sexta-feira, os professores dos municípios de Campo Novo, São Martinho, São Miguel do Oeste/SC, Palmeira das Missões, Tenente Portela, Derrubadas, Sede Nova, Miraguaí e Três Passos deram continuidade às suas formações nas Cooperativas Escolares instituídas em seus municípios.

 

Em 2024, a Sicredi Raízes terá 15 Cooperativas Escolares fundadas. "De nossa parte, esse resultado é motivo de muito orgulho e convicção nesse Programa. É através de pequenas ações como essa que nós fazemos a diferença na vida de crianças e adolescentes. A Cooperativa Escolar é um mecanismo para desenvolver pessoas", destacou o diretor Executivo, Marcelo Junior Altissimo.

+