Unoesc realiza aula inaugural do Curso de Mestrado Profissional em Administração em São Miguel do Oeste


Unoesc realiza aula inaugural do Curso de Mestrado Profissional em Administração em São Miguel do Oeste

 

A Unoesc, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Miguel do Oeste (CDL), celebrou mais um marco em sua trajetória educacional com a realização da aula inaugural do Curso de Mestrado Profissional em Administração. O Curso, que já tem 10 anos de história na formação acadêmica e profissional de alto nível, está oferecendo aulas presenciais em São Miguel pela primeira vez. O evento trouxe mais da metade do corpo docente para recepcionar os novos alunos. Inicialmente, o Coordenador, professor Juliano Danilo Spuldaro, apresentou o Curso, seus diferenciais e os requisitos que são necessários de serem cumpridos para obtenção do título de Mestre em Administração.

Após a apresentação, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, professor Kurt Schneider, deu uma palavra de boas-vindas aos estudantes. Na sequência, a professora Susana Carla Farias Pereira, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), fez uma fala sobre o Impacto das novas tecnologias em Operações na Gestão da Cadeia de Suprimentos. Para finalizar, foi promovido um debate sobre as expectativas e propostas de trabalho dos alunos, em que foi possível a turma e os docentes se conhecerem um pouco melhor.

As aulas serão realizadas quinzenalmente, de maneira presencial, às sextas-feiras e sábados, e não há mais vagas para novos ingressantes na turma de 2024.

Destinado a profissionais de diversas áreas, não se restringindo apenas aos formados em Administração, o Curso visa desenvolver pesquisas que contribuam para a qualificação profissional e soluções organizacionais em duas linhas de pesquisa: Estratégia e Competitividade, e Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação.

A Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, professora Eliandra Mirlei Rossi, reforçou que o papel Universidade na comunidade local.

— A implantação do mestrado fortalece o compromisso da Unoesc com a região, tanto em termos econômicos quanto sociais, pois estamos contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados, que podem atuar em diferentes setores da economia local, impulsionando a inovação e a produtividade e, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social. Além disso, ficamos felizes em ofertar a possibilidade dos profissionais da região cursar mestrado em nossa cidade, haja vista que cursos de mestrado na maioria das vezes são oferecidos em cidades maiores e o estudante tem que se deslocar para estudar, um dos principais fatores que dificultam a possibilidade dos profissionais se qualificarem — enfatiza Eliandra.

O Coordenador do Mestrado Profissional em Administração, professor Juliano Danilo Spuldaro, afirma que o colegiado está profundamente comprometido com a formação em alto nível dos profissionais ingressantes na turma de São Miguel do Oeste.

— Para nós é um grande desafio e ao mesmo tempo uma grande satisfação estar aqui em São Miguel do Oeste. Encontramos uma receptividade muito grande, alunos com excelente perfil e muita vontade de aprender e melhorar a realidade das empresas em que trabalham. Isto só aumenta nossa responsabilidade de oferecer conhecimento científico e tecnológico importante para resolução de problemas organizacionais visando a melhoria da competitividade e sustentabilidade dos negócios locais — destaca Spuldaro.

Os estudantes cumprirão no primeiro ano uma agenda de disciplinas voltadas ao contato com o conhecimento de ponta em diversas áreas da gestão de empresas. Depois, eles passam um período de imersão em um trabalho de dissertação que pode ter ênfase teórica ou pode almejar a construção de uma ferramenta tecnológica para organizações.

— Espera-se, dessa maneira, que ao final de um período de 24 meses, os alunos concluam sua jornada com a defesa da dissertação — finaliza o Coordenador.

+